Assessoria do FRJ reduz análise de pedidos de devolução de um ano para um minuto  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

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Voltar Assessoria do FRJ reduz análise de pedidos de devolução de um ano para um minuto 

Inovação automatiza devoluções de despesas postais (AR) e conduções de oficiais de justiça no TJSC 

05 Dezembro 2024 | 16h18min
  • Inovação

A Assessoria Especial do Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ), vinculada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), lança, a partir de 9 de dezembro, uma nova funcionalidade que promete dar muito mais celeridade ao processamento de pedidos de devolução de valores. Com a automatização, o tempo de tal análise será reduzido de um ano para menos de um minuto, tornando o sistema mais eficiente e preciso.

Inicialmente, a automatização será aplicada a solicitações de devolução relacionadas a despesas postais (AR) e conduções de oficiais de justiça, desde que o sacado do boleto e o beneficiário da devolução sejam a mesma pessoa. Baseada em um fluxo robusto de conferências, a solução integrará informações do sistema ERP com o eproc, garantindo segurança e precisão. Dados como CPF do sacado e do titular da conta receptora serão cruzados para assegurar a utilização correta dos valores.

A assessoria especial do FRJ é responsável pela análise dos pedidos de devolução de valores processuais não utilizados. Nos últimos quatro anos, o setor apresenta avanços significativos em seus procedimentos. A trajetória de evolução começou com a implementação do sistema ERP, em 21 de maio de 2021, que marcou uma mudança de paradigma.

Antes do sistema ERP, a análise dos pedidos era realizada de forma manual e não sistematizada, o que gerava um acúmulo expressivo de pedidos: mais de 10 mil solicitações aguardavam processamento no ano de 2020, com prazos de análise que chegavam a quase um ano. Em resposta a esse cenário, a equipe da assessoria do FRJ realizou um mutirão interno, que reduziu drasticamente o estoque de pedidos.

Atualmente, mesmo com uma equipe reduzida, os procedimentos foram otimizados e o tempo médio de análise caiu para apenas um dia. Essa conquista é ainda mais relevante diante do volume diário de entregas de solicitações, com cerca de 100 devoluções apresentadas diariamente, em um sistema que opera ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O avanço é resultado do apoio da Diretoria-Geral Administrativa (DGA) e da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) aliado à visão estratégica da equipe da assessoria do FRJ, que identificou na automação a oportunidade de melhorar ainda mais a eficiência do setor. A iniciativa demonstra a importância do compromisso contínuo com a inovação e a prestação de serviços ágeis à sociedade. Com essas mudanças, a assessoria do FRJ não apenas moderniza suas operações, mas também reafirma seu papel essencial na gestão transparente e eficiente dos recursos do Judiciário catarinense.

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

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