Artes e oportunidades profissionais empolgam jovens do Novos Caminhos no norte de SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Novos Caminhos
O mundo profissional começa a se abrir para um grupo de nove jovens entre 14 e 17 anos, da rede de acolhimento de Joinville. Em breve, eles passarão a ocupar as vagas de emprego oferecidas por quatro empresas da cidade por meio do programa Novos Caminhos. A boa notícia foi recebida com entusiasmo por representantes das instituições que participaram de uma reunião com a interlocutora do programa na comarca de Joinville, Júlia Cristina Vincenzi.
“Vamos analisar os currículos dos adolescentes/jovens e encaminhar para as empresas de acordo com o perfil de cada um e o cargo disponível. O objetivo do Novos Caminhos é auxiliar os jovens na sua primeira colocação no mercado de trabalho, e iniciando a vida profissional ainda nesta fase há grandes chances de efetivação ao atingir a maioridade, garantindo a independência financeira. Porém, para a contratação, os adolescentes/jovens devem estar matriculados no ensino regular, isso é uma regra, o trabalho será no contraturno”, enfatiza.
Arte e música
Jovens e adolescentes de instituições de acolhimento de Joinville, Araquari e Garuva participaram da oficina “Saúde Mental – Transformação através da arteterapia”. A ação foi dividida em momentos distintos: o primeiro com o apoio de dois voluntários, um psicólogo e um terapeuta ocupacional.
Os jovens ouviram sobre o que é inspiração e falaram a respeito do que gostam de fazer nas horas vagas. Na sequência, aprenderam um pouco sobre a arte das cores, da aquarela. Transferiram os sentimentos para as telas e, no terceiro encontro, compartilharam experiências com os amigos.
“A presença do músico ao final da oficina, unindo a arte dos sons com a pintura, realmente inspirou. A mensagem foi repassada e os adolescentes/jovens entenderam que não há limites para se inspirar”, enfatiza a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc Simone Brandão.
Sobre o Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)