Arquitetura contemporânea convencional garante funcionalidade e durabilidade aos fóruns - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Arquitetura contemporânea convencional garante funcionalidade e durabilidade aos fóruns

Unidades de Armazém, Ascurra e Catanduvas esbanjam praticidade e eficiência 

11 Abril 2025 | 16h26min
  • Websérie

O oitavo episódio da série “Justiça e Arquitetura”, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), explora as linhas retas e formas geométricas utilizadas nos fóruns de Armazém, no Litoral Sul; Ascurra, no Vale do Itajaí; e Catanduvas, no Vale do Rio do Peixe. Com estéticas semelhantes, o estilo contemporâneo convencional transmite simplicidade e funcionalidade, assegurando que os espaços sejam práticos e eficientes.

Os projetos arquitetônicos são da Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. Os três foram desenvolvidos pela arquiteta Débora Carolina Piazza e seguem princípios que garantem a segurança e a estabilidade das construções. O design foca em mobilidade e sustentabilidade. O fórum de Ascurra, por exemplo, possui áreas de circulação climatizadas, bicicletários para todos e acesso externo ao salão do júri, circunstância que permite seu uso fora do expediente com segurança.

Nas três edificações, os materiais utilizados são convencionais, priorizam a durabilidade e são de fácil manutenção e bom custo-benefício, como o telhado com caimento da água para fora do prédio, o que evita infiltrações internas. Além disso, não se faz necessário o uso de equipamentos como elevador ou plataformas verticais, por serem prédios somente com pavimento térreo. E o aproveitamento da ventilação natural em todos os ambientes que compõem as áreas de trabalho reduz a utilização de ar-condicionado.

O projeto “Justiça e Arquitetura” é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) em parceria com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. A série está dividida em 11 vídeos que classificam 23 fóruns pelo estilo arquitetônico de cada um, seja clássico, enxaimel, moderno ou de pastilha azul. Para o projeto, foram selecionados os fóruns das comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da Capital (Florianópolis). 

 


Veja os vídeos anteriores 

Vídeo 7 

Vídeo 6 

Vídeo 5

Vídeo 4 

Vídeo 3 

Vídeo 2 

Vídeo 1 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080