Ao som de Roberto Carlos, seu Gentil distribui gentilezas na comarca de Joinville - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Ao som de Roberto Carlos, seu Gentil distribui gentilezas na comarca de Joinville
11 Fevereiro 2022 | 11h01min
  • Perfil

O profeta urbano José Datrino (1917-1996), mesmo antes das redes sociais, viralizou seu mantra “Gentileza gera Gentileza” pelas ruas do Rio de Janeiro, a partir da década de 80, até incorporá-lo ao seu nome e passar a ser conhecido como “Profeta Gentileza”.  Irradiar felicidade e harmonia em seu entorno era traço marcante de sua personalidade. 

História parecida ocorre em Joinville, norte do Estado. Ele não sabe ao certo o porquê da escolha do seu nome, mas quem o conhece tem a certeza de que lhe cai muito bem. Aos 56 anos de idade, 17 deles a prestar serviços no fórum de Joinville, Gentil de Souza é o terceirizado mais antigo da comarca em atividade, e exerce com alegria, competência e orgulho a função que lhe foi designada: limpar e desinfectar portas e assentos, conferir se os bebedouros têm água, enfim, manter tudo em ordem.

Pelos corredores do prédio, além de repetidas vezes distribuir desejos de um ótimo dia de trabalho para os colegas, o senhor Gentil também canta enquanto deixa tudo no brilho. No repertório, sempre presentes as músicas do ídolo, o rei Roberto Carlos. “Eu gosto de todas as canções dele, mas 'Emoções' é minha preferida”, relata.

A grandeza do funcionário é admirada e marcante. “O senhor Gentil é um ótimo colaborador: pontual e assíduo, raramente falta. Sempre sorridente e muito educado com todos, é um exemplo de profissional e de ser humano”, conta Karina Keller, analista administrativa. 

“Cheguei bem cedo ao fórum e o surpreendi cantando, rapidamente ele parou ao me ver. Foi então que pedi para que continuasse, que a música deixa o ambiente mais agradável”, relembra o juiz Yhon Tostes, diretor do Foro Central da comarca de Joinville. O magistrado ressalta ainda que a simpatia pelo senhor Gentil é um consenso e que o dia a dia seria menos pesado com outros “Gentis”.

Hoje viúvo, Gentil mora sozinho, mas tem uma filha e um casal de netos. Se diz feliz. “Acordo muito cedo, 3h45 já levanto, faço café e ligo o rádio. Essa é minha rotina. Quando chego ao fórum me sinto muito bem. Gosto demais de trabalhar e também das pessoas”, finaliza.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080