Ajudantes do Papai Noel presentearam 957 crianças e adolescentes no Natal Solidário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Solidariedade
Mais uma vez a união de esforços de servidores e magistrados proporcionou momentos especiais a crianças e adolescentes em serviços de acolhimento no Estado. No total, 957 cartinhas foram contempladas na campanha Natal Solidário do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) em 2023. Neste ano, 55 comarcas participaram da ação solidária, que beneficiou 93 instituições.
Desejos realizados em Blumenau
Em Blumenau, no Vale do Itajaí, 46 cartinhas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional foram adotadas pelos ajudantes do Papai Noel que, engajados, se esforçaram para contemplar, na medida do possível, todos os pedidos. Magistrados, servidores, familiares e amigos de servidores se sensibilizaram com a campanha do PJSC e realizaram muitos sonhos, proporcionando um momento feliz na vida daqueles que tanto precisam de um afago nesta época do ano. Os pedidos foram os mais diversos: de air fryer a material escolar.
A entrega dos presentes natalinos foi feita às crianças e aos adolescentes pelas servidoras Tânia Maria Theiss Pamplona e Daphne Patricia Macedo Guimaraes Bonetto, que, empenhadas, percorreram os quatro lares de acolhimento institucional da comarca - Abrigo Nossa Casa I, II, III e IV - recebendo muitos sorrisos e abraços. Elas viram os olhos dos pequenos e dos mais grandinhos brilharem com a chegada dos presentes. O momento foi registrado e compartilhado com todos os ajudantes que colaboraram para proporcionar um Natal especial aos acolhidos da comarca do Vale.
Papai Noel entregou presentes em Chapecó
O abrigo municipal de Chapecó ficou movimentado no domingo (17/12), com a presença do Papai Noel. O Bom Velhinho, na verdade, era o técnico judiciário auxiliar da 1ª Vara da Fazenda Pública, Leonir José Provin, que deixou a barba crescer especialmente para agradar as crianças nessa época do ano. Ele entregou nominalmente os presentes pedidos nas cartinhas adotadas por colegas do fórum. Um grupo de servidores se voluntariou para o momento da entrega e organizou um lanche especial com salgados, brigadeiros e refrigerantes.
“Essas crianças já passaram por momentos que nenhuma pessoa deveria vivenciar. O Papai Noel, além de um presente material, traz também um pouco de esperança para que possam acreditar na possibilidade de dias melhores”, dividiu o Papai Noel Provin, que contou com o auxílio da Mamãe Noel Léa Maria Basei, servidora aposentada e esposa de Provin, e do Papai Noel assistente, José Januário, que é policial militar do fórum. A assessora jurídica da 3ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Mayara Staudt, foi a organizadora da tarde especial e saiu do abrigo com sentimento de dever cumprido. Também participaram os servidores Natália Varnier dos Santos, Ana Gabriela Barroso Maluche, Moany Dal Moro Moreira e André Antônio Graciolli. A tarde foi embalada pelo músico chapecoense Zebu, vocalista da banda Garotos da Rua.
O Bom Velhinho visitou o fórum de Criciúma
Em Criciúma, a entrega de presentes ocorreu na última segunda-feira (18/12). A tarde festiva foi iniciada com apresentação da Banda do Papai Noel e seus Duendes, que entrou no Fórum já entoando clássicos natalinos e foi tocando até chegar para sua apresentação no Salão do Júri. O momento mais especial, a chegada do Papai Noel, aconteceu em seguida, com direito a abraço no Bom Velhinho e distribuição de presentes para cada criança.
O projeto “Acolhendo com Amor”, de voluntários da comarca, além de articular a adoção de cartinhas da campanha Natal Solidário 2023, do PJSC, fez uma arrecadação extra com doações de servidores, magistrados, membros do Ministério Público, terceirizados e público externo. Além de todas as crianças serem presenteadas, o valor angariado foi utilizado na compra de brinquedos e eletrônicos de uso coletivo nos abrigos, como piscina inflável, bicicletas, cama elástica, cozinha de madeira e caixa de som. Todos os três lares de acolhimento institucional da comarca - Lar Azul, Florescer e Nossa Casa - foram contemplados com itens. As crianças também puderam desfrutar de um lanche oferecido pelo projeto.
O sonho do Natal em Joinville
A concretização do sonho de Natal do adolescente de 14 anos acolhido em um dos lares da comarca de Joinville “passou longe” dos eletrônicos de última geração. A cartinha dele chamou a atenção pela escolha e pelo foco: “Quero uma máquina de escrever, porque almejo ser um escritor.” Pedido feito e atendido, agora mãos à obra: “Já tenho vários livros escritos. Essa preciosidade vai ficar em meu quarto, vou tirar tudo de cima da escrivaninha e só terá lugar para ela”, garantiu o jovem. Ele e mais 98 crianças e adolescentes de quatro lares de acolhimento, além de 10 crianças cadastradas no programa Famílias Acolhedoras, receberam os presentes solicitados na campanha do PJSC. Para a chefe de secretaria em exercício da comarca de Joinville, Karina Keller, a campanha do Natal Solidário foi um sucesso porque teve o engajamento de todos. “Agradecemos àqueles que participaram em mais um ano. Ver os rostos felizes de crianças e adolescentes ao receber seus presentes tornou a última sexta-feira de trabalho diferente e gratificante.”
A entrega foi feita pelas mãos do Papai Noel. “Estar perto dessas crianças, ver o sorriso delas é o melhor presente do ano”, ressalta o Bom Velhinho, que pelo segundo ano participou das entregas, enfrentando desta vez o calor de mais de 35ºC. “Entendemos que receber presentes pode ser muito significativo para as crianças acolhidas. Somos gratos pela generosidade de quem participa da campanha”, comenta a coordenadora do Lar Abdon Batista, Giane Correia. Já a coordenadora da Fundação 12 de Outubro, Liliane Belli, destacou que a chegada do Papai Noel foi como renovar os votos de confiança com as crianças/adolescentes. “Eles tiveram os pedidos atendidos e ainda confirmaram que podem acreditar na equipe técnica, que as cartinhas feitas foram entregues para o Papai Noel.”
Comarca de Lages tem tradição solidária
Na comarca de Lages, na Serra, três unidades de acolhimento foram beneficiadas com a ação - duas de Lages e uma de Bocaina do Sul. Ao todo, 42 crianças e adolescentes tiveram os pedidos descritos nas cartinhas atendidos pelos servidores da unidade. “Queremos agradecer o trabalho do Fórum e essa sensibilidade em presentear as crianças e os adolescentes. É muito significativo para eles. É maravilhoso. Por favor, estendam nosso carinho e abraço a todos que colaboraram”, diz Charles Andrade Medeiros, diretor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. As equipes farão a entrega dos presentes durante a confraternização de Natal para os acolhidos.
Lages carrega a característica de ser uma comarca solidária. “Os servidores estão sempre muito dispostos a ajudar nas ações propostas. Nesta não foi diferente. Depois de encerrados os prazos e entregues os presentes para as instituições, chegaram mais oito crianças e adolescentes. Enviamos e-mail e no mesmo dia os servidores acolheram os pedidos. É muito bonito e especial tudo isso”, diz a chefe de secretaria Yonara Zeschau Schimitz Silva.
Entregas ocorreram de norte a sul do Estado
Em Catanduvas, a entrega ocorreu no dia 12 de dezembro. Um dos jovens, com 17 anos de idade, será desacolhido no início de 2024 e pediu um aparelho celular. Servidores relataram a imensa felicidade do jovem ao ter a necessidade atendida, já que o equipamento será de grande utilidade em sua próxima fase. Ele só terá acesso ao aparelho depois que completar 18 anos. Na comarca de Abelardo Luz foram atendidas 17 cartinhas de crianças e jovens com idades variadas, de bebês até 17 anos. Os servidores arrecadaram dinheiro entre os colegas para comprar todos os presentes desejados. A assessora de gabinete Isabela Barreta Ciceri fez a entrega no abrigo. A psicóloga Caroline de Souza e a coordenadora Helenice Cecília Babinski farão o repasse aos acolhidos. A instituição acolhedora municipal Recanto do Carinho recebe também a demanda da comarca de São Domingos. Servidores adotaram as nove cartinhas, e os presentes foram entregues na tarde de segunda-feira (18/12).
A comarca de São José do Cedro, no Extremo Oeste, também fez a entrega nesta segunda-feira (18/12). A juíza Jéssica Évelyn Campos Figueredo Neves levou os presentes para 14 crianças abrigadas no Lar Aprisco e outras sete que estão em casas de famílias acolhedoras. Em Videira, os presentes serão deixados embaixo do pinheirinho no abrigo local no dia de Natal, para que as crianças ao acordar encontrem os presentes pedidos. Em Santo Amaro da Imperatriz, o casal Noel entregou os presentes a crianças e adolescentes da comarca - foi um momento único, repleto de alegria e ternura para os pequenos. Em São Bento do Sul, 11 crianças e adolescentes do Lar Aprisco receberam os presentes arrecadados entre os magistrados e servidores da comarca. Na Capital, oito entidades foram contempladas graças ao empenho de servidores e magistrados que aceitaram a missão e foram ajudantes do Papai Noel neste ano.
Participaram ainda do Natal Solidário 2023 as comarcas de Araquari, Ascurra, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Campo Belo do Sul, Canoinhas, Capinzal, Coronel Freitas, Fraiburgo, Gaspar, Içara, Imbituba, Indaial, Ita, Itajaí, Ituporanga, Lages, Laguna, Mafra, Mondaí, Otacílio Costa, Palhoça, Ponte Serrada. Porto União, Presidente Getúlio, Rio do Sul, São Francisco do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel D’Oeste, Taió, Tijucas, Timbó, Trombudo Central, Tubarão, Urubici, Urussanga e Xaxim.
Em Xanxerê, Dionísio Cerqueira, Taió, Joaçaba, Campo Erê, Correia Pinto, Herval do Oeste, Rio Negrinho, Anita Garibaldi e Turvo, servidores e magistrados promoveram a própria campanha solidária, com entregas feitas diretamente nas instituições, creches e demais entidades carentes.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)