AJ lança nova temporada do curso Eproc em Foco para maximizar uso do sistema no PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Sucesso é grande entre magistrados e servidores
- Academia Judicial
A Academia Judicial retomou as realizações do Eproc Em Foco, lançado no ano de 2024. O curso teve 14 turmas no ano passado e foi responsável pela capacitação de diversos servidores e magistrados do Estado.
O calendário do curso no ano de 2025 iniciou no dia 28 de janeiro, com a participação de servidores das comarcas de Gaspar, Blumenau e Indaial.
O objetivo principal do curso é a capacitação presencial dos servidores em um ambiente de aprendizagem aberto, onde são apresentadas orientações sobre as ferramentas e boas práticas do sistema eproc que potencializam a gestão da unidade judicial, bem como maximizam a gestão de gabinete.
O diferencial do curso está na parte prática, já que a equipe de instrutores apresenta as principais funcionalidades do eproc de forma presencial a todos os participantes, por meio de constante interação e diálogo.
No primeiro encontro, os alunos participaram de uma atividade reflexiva e integrativa, conduzida pela psicóloga do TJSC Luciana Rabello, que teve como intuito resgatar a importância da conexão entre os propósitos institucionais e o aspecto humano, com destaque para o papel das relações interpessoais e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para lidar com as mudanças inerentes ao contexto social e institucional.
"Esse é um curso que sabemos que é muito necessário na perspectiva dos avanços tecnológicos que, independentemente do desejo de cada um, estão acontecendo dentro e fora do PJSC. Mas a forma sensível, empática, atenciosa e competente como são conduzidas as etapas do processo, isso é um diferencial fundamental para que as mudanças possam ocorrer sem perder de vista os seres humanos na centralidade de todas as dimensões da nossa missão institucional, possibilitando, desta forma, que as mudanças sejam respeitosas com cada pessoa e virtuosas para a instituição e para a sociedade", destaca a psicóloga.
O curso tem grande impacto e alguns participantes já destacaram sua relevância. O magistrado Rafael Rabaldo Bottan participou no ano de 2024 e compartilhou: "Participei, juntamente com minha equipe de assessoria, do curso ‘Eproc em Foco’ quando atuava cumulativamente em Juízo Bancário e no Executivo Fiscal Municipal, unidades nas quais o volume de processos é bastante grande. Fazer frente a um acervo que ultrapassa a casa dos 100 mil processos é um desafio que exige a utilização, da melhor forma possível, das diversas ferramentas disponíveis no eproc como instrumentos de gestão processual eficiente."
Nessa conjuntura, prosseguiu: "O curso - ministrado com clareza, dedicação e competência, de modo acessível, com fomento à troca de experiências e voltado à prática das unidades judiciárias - configura oportunidade excepcional de aprendizado para qualificar o uso do sistema eproc. Os resultados advindos da participação no curso foram evidentes e se fizeram sentir de imediato, bem como permanecem ao longo do tempo."
O juiz Geraldo Corrêa Bastos, lotado no Juizado Especial Cível da comarca de Lages, também registrou sua avaliação após participação em 2024: "Particularmente, é incrível acompanhar a evolução do processo eletrônico. O 'Eproc em Foco' demonstra ainda mais aprimoramentos voltados, sobretudo, para a padronização e a celeridade na elaboração de minutas, tudo em prol da melhoria da prestação jurisdicional."
O assessor jurídico Jordan Henrique da Silva, também lotado no Juizado Especial Cível da comarca de Lages, refletiu e opinou a respeito do curso: "Baseia-se no intuito de utilizar ao máximo todas as funcionalidades do eproc. Prático, dinâmico e lecionado por excelentes profissionais, o curso é fantástico!"
A equipe de instrutores, formada pelos servidores Márcio Cesar Cipriani, Amanda Rosa Liermann, Bruna Paula Schiehl, Cristina A. Bollmann Niemeyer, Gabriela Alexandra Branco e Jéssica Heloisa Cardoso, destaca que o curso é uma excelente forma de capacitação por meio da humanização e escuta dos participantes, que apresentam sempre excelente interatividade.
O curso terá continuidade ao longo de 2025, com perspectiva de expandir a iniciativa a servidores de todo o Estado, para fortalecer ainda mais a capacitação prática e a integração dos participantes com o sistema eproc e suas funcionalidades.