Adolescentes do Novos Caminhos conhecem o circuito de trilhas no IMA na região Sul de SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Passeio teve educação ambiental, exercícios de yoga e trilha interpretativa na mata
- Novos Caminhos
Crianças e adolescentes acolhidos em instituições na comarca de Criciúma tiveram um Dia das Crianças especial. Eles foram até a Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, em Nova Veneza, para conhecer o circuito de trilhas que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) desenvolve na região Sul. O passeio ocorreu no sábado, dia 12, numa parceria entre o instituto e o programa Novos Caminhos.
O impacto positivo dessas experiências reflete no presente e no futuro desses adolescentes. “Momentos como o passeio não apenas fortalecem o vínculo deles com o meio ambiente, mas também promovem o bem-estar emocional, a autoestima e o sentimento de pertencimento, fundamentais para sua reintegração social”, reforça o magistrado ao tempo em que agradece ao IMA pela parceria e o acolhimento às crianças e adolescentes.
Tarde de diversão
A Casa Mix de Criciúma, empresa cidadã reconhecida pelo Novos Caminhos, é parceira do programa desde 2022. Por lá, o Dia das Crianças não passou em branco. Na última semana, as crianças acolhidas tiveram uma tarde de diversão em celebração ao seu dia. O espaço colorido e repleto de brinquedos tornou a oportunidade ainda mais especial.
“Como nossa estrutura é bem grande conseguimos acolher vários lares numa mesma oportunidade. Nossa equipe tira o dia para estar com essas crianças, participar e brincar com elas. Poder proporcionar esse dia a elas é muito gratificante para todos nós, pois podemos dar um dia de muito amor e diversão. Nosso coração fica quentinho em saber que fizemos algo para deixar o dia deles especial”, conta a proprietária Aline Backs.
Idealizado pelo TJSC inicialmente em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 234 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Disponibiliza aos maiores de 14 anos de idade cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Integram atualmente a iniciativa as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público de Santa Catarina, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.