'FONÁGIL' reúne Juizados Especiais de cinco regiões do país em oficina virtual de inovação - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Juizados Especiais
Na manhã desta terça-feira (18/4), mais de 20 magistrados e magistradas, representantes das cinco regiões do Brasil, reuniram-se virtualmente para dar início ao "FONÁGIL", uma jornada em busca da construção coletiva de soluções para desafios reais enfrentados pelos Juizados Especiais.
A ideia é realizar oficinas para identificar problemas, criar soluções e elaborar protótipos, isto é, as primeiras versões das soluções idealizadas, a partir da adoção de abordagens inovadoras como o design thinking e métodos ágeis. Nesse primeiro encontro, os participantes puderam conhecer as diversas realidades dos Juizados Especiais brasileiros e definir os desafios que serão trabalhados.
Os protótipos, que devem ter potencial de serem replicados em âmbito nacional, serão apresentados no 51º Fórum Nacional dos Juizados Especiais – Fonaje, no próximo mês. Na ocasião, uma das propostas criadas será escolhida para ser implementada como projeto-piloto em um tribunal estadual.
De acordo com o idealizador do FONÁGIL, o juiz Johnny Gustavo Clemes, também presidente do Fonaje, a expectativa é de que, ao final das oficinas, os participantes saiam com uma nova perspectiva de como enfrentar os desafios de seus trabalhos e com as ferramentas necessárias para implementar mudanças positivas em suas instituições. “Que a Justiça brasileira possa se beneficiar dos resultados com um novo projeto, de replicabilidade nacional, que solucione um importante desafio enfrentado atualmente pelos Juizados Especiais”, completa o magistrado.
Toda a dinâmica e oficinas do FONÁGIL foram desenvolvidas por cinco laboratórios convidados pela organização do Fonaje: Aurora/TJDFT, Gênesis/TJRO, IDEIAS/TJPE, JudLab/TJSC e UAILAB/TJMG. As atividades, que devem acontecer até o fim deste ano, também buscam contribuir para o fomento à cultura da inovação, uma vez que os participantes terão a oportunidade de exercer habilidades de liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução ágil de problemas.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)