Garrafas plásticas - 7 motivos para você parar de usar

Garrafas Plásticas. Imagem de um saco plástico no fundo do mar.
O tempo vai passando e certas coisas que tínhamos como hábito vão ficando cada vez mais no passado, não é verdade?

O uso de garrafas plásticas já foi necessário no ambiente de trabalho do PJSC. Porém essa realidade mudou: há bebedouros em todos os pontos estratégicos, higienizados com muito zelo, e, para reuniões e audiências, podem ser solicitadas jarras de vidro.

Reduzir o uso de plástico descartável é importante pela questão da sustentabilidade e por uma questão de saúde.

Pensando nisso, reunimos 7 motivos para você PARAR de usar as garrafas descartáveis:

  1. Poluição por plástico
     

    É amplamente reconhecido que o plástico, inclusive as garrafas, desempenha um papel significativo na poluição ambiental. Sua decomposição pode levar séculos, resultando em danos aos ecossistemas marinhos e terrestres.

  2. Liberação de substâncias químicas
     

    Algumas garrafas de plástico podem conter substâncias químicas, que podem desencadear problemas de saúde a longo prazo, como câncer e distúrbios hormonais.

  3. Qualidade da água e do plástico
     

    Reutilizar garrafas de água de plástico pode levar à deterioração da qualidade da água e do próprio plástico ao longo do tempo, especialmente quando expostas ao calor ou ao sol, resultando na liberação de partículas na água.

  4. Um hábito caro
     

    As garrafas de plástico não são feitas para serem utilizadas por muito tempo, fazendo com que logo se deva comprar outra. Isso torna esse hábito uma alternativa mais cara do que o uso de garrafas reutilizáveis.

  5. Impacto ambiental da produção de plástico
     

    A própria produção de plástico em si requer extração de recursos naturais e energia, além de contribuir para a emissão de gases de efeito estufa, gerando um grande impacto ambiental para um produto que terá pouquíssimo uso.

  6. Reciclagem
     

    Já existem alguns tipos de garrafas de plástico que são recicláveis, mas isso não quer dizer que a maioria delas passam pelo devido processo de reciclagem.

  7. Uma cadeia de problemas
     

    Toda a logística para que as garrafinhas cheguem até nós é extremamente impactante. A produção, o transporte, o descarte e o processo de reciclagem utilizam diversos recursos, fazendo de um hábito tão “inofensivo e comum” um grande problema ambiental.

Para que a mudança seja efetiva, é importante que cada um faça sua parte. Cada pequena ação pode contribuir para um planeta mais saudável e sustentável.