Notícias da AJ

Voltar Setores da AJ Observatório de Políticas e Práticas Institucionais Inclusivas da UFSC unem-se em projeto de pesquisa

Na última sexta-feira (7), pesquisa e acessibilidade estiveram no centro das atenções em uma reunião entre setores estratégicos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a coordenação do Observatório de Políticas e Práticas Institucionais Inclusivas da Universidade Federal de Santa Catarina.

A professora Marília Segabinazzi, coordenadora do Observatório, apresentou à equipe do Judiciário catarinense as ideias com potencial para implementação, sob forma de pesquisa e ações práticas.   

A docente propõe a revisão do conceito de acessibilidade dentro do Judiciário catarinense e destaca a necessidade de amplo acolhimento às pessoas com deficiência, eliminando a ideia de atendimento setorizado. Uma das ferramentas de apoio seria a aplicação de questionários nas comarcas, para um mapeamento da situação de acessibilidade por todo o estado. As atividades devem ser desenvolvidas em parceria com os alunos do Mestrado Profissional em Direito da UFSC.   

O encontro virtual teve a participação dos servidores Alexandre dos Anjos (secretário-executivo da Academia Judicial), Priscila de Aquino Marcelino (assessora da Academia Judial), Anna Cláudia Krüger (assessora de planejamento vinculada ao LabJud), João Anfilóquio (coordenador da Assessoria de Planejamento) e Rodrigo Lima (coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJ).