Notícias da AJ

Voltar Juiz de SC destaca importância da sustentabilidade hídrica na Universidade de Alicante

O juiz Adilor Danieli, titular da Vara da Família, Órfãos e Sucessões da comarca de Balneário Camboriú, ministrou nesta semana (3/6) uma palestra na 10ª Jornada Hispano-Brasileira na Universidade de Alicante, na Espanha. O tema abordado, coincidentemente no transcurso da Semana Mundial do Meio Ambiente, foi "O valor da água e sua sustentabilidade", baseado em sua tese de doutorado intitulada “A responsabilidade brasileira em âmbito global para com a sustentabilidade e conscientização ambiental no que tange aos recursos hídricos”.

Durante sua fala, o magistrado destacou problemas identificados na Política Nacional de Recursos Hídricos do Brasil, como gestão deficitária, ausência de educação ambiental e falta de reúso da água. Pontos esses que foram aprofundados em sua pesquisa de pós-doutorado, que resultou na publicação do livro “Valor da água e sua sustentabilidade – uma nova cultura da água no Brasil e na Espanha”.

Para Adilor, é essencial promover uma nova cultura da água no Brasil, que inclua uma educação ambiental eficaz, capaz de modificar comportamentos e promover o uso adequado dos recursos hídricos. Ele enfatiza ainda que essa educação deve ser voltada para mudanças comportamentais e de valores, ao transformar atitudes em ações sustentáveis de consumo de água. “A valorização da água, como um recurso vital para todas as formas de vida no planeta, deve ser difundida no meio familiar e nas escolas, através dos meios de comunicação e das redes sociais”, registrou o magistrado.

O juiz catarinense também ressaltou a necessidade de adaptar a legislação brasileira para incluir a prática do reúso da água. A adequação legislativa permitiria um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, de forma a reduzir o desperdício e garantir a disponibilidade de água para as gerações atuais e futuras. “A palestra na Universidade de Alicante reforça a importância de um esforço conjunto para promover a sustentabilidade hídrica e conscientizar a sociedade sobre a importância da água como um recurso indispensável para a vida”, concluiu. 

 


 

Texto: Assessoria de Imprensa do TJSC