Governança de TI

Com a avanço da transformação digital, o segmento de Tecnologia da Informação - TI está cada vez mais integrado às áreas administrativas e finalísticas das organizações.

A governança de TI cumpre um papel importante neste contexto, pois é responsável por garantir que as atividades e os projetos de TI estejam harmonizados com as necessidades e objetivos estratégicos da organização. Entre os principais objetivos da governança de TI, destacam-se: entrega de valor, gerenciamento de riscos e recursos, medição de desempenho, monitoramento e cumprimento de metas estabelecidas, maior precisão e segurança das informações, otimização de custos e melhor aproveitamento operacional e tecnológico.

No Poder Judiciário Brasileiro a governança de TI é capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que publicou a Resolução n. 211 de 15 de dezembro de 2015, instituindo a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário - ENTIC-JUD, tendo como meta a melhoria da governança, da gestão e da infraestrutura tecnológica do Poder Judiciário.

No âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina - PJSC foi publicada a Resolução GP n. 31 de 26 de junho de 2018, que instituiu o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação, em atendimento aos ditames da Resolução n. 211/2015 do CNJ.