Dicas de gestão

Voltar Planejamento estratégico de gestão de pessoas

O planejamento estratégico é a base para o direcionamento e a organização de ações a serem implementadas, visando cumprir a missão da instituição a partir dos valores organizacionais.

Com o objetivo de dar diretrizes estratégicas para a gestão de pessoas no Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça criou a Política Nacional de Gestão de Pessoas no Poder Judiciário. No mesmo sentido, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) estabeleceu, por meio da Resolução TJ n. 11/2021, a sua própria Política Estratégica de Gestão de Pessoas.

A Política Estratégica de Gestão de Pessoas do PJSC pode ser vista como um dos desdobramentos do planejamento estratégico organizacional, visto que seus objetivos contribuem para a execução da estratégia nos quesitos relacionados às pessoas.

Saindo da esteira das diretrizes e buscando materializar ações voltadas para estes objetivos, foi estabelecido o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 2023-2026, elaborado pelas unidades que contribuem diretamente para o desenvolvimento da gestão de pessoas, a exemplo da Academia Judicial e das Diretorias de Gestão de Pessoas e de Saúde a Qualidade de Vida. 

Este plano apresenta ações e indicadores que contribuirão diretamente para o alcance do objetivo estratégico de “Promover a saúde, a qualidade de vida, o desenvolvimento humano e a formação profissional para a melhoria contínua”.

Para facilitar a compreensão destas ações, o plano se desdobra em quatro objetivos tático-operacionais: 

  • Melhorar as condições gerais de saúde das pessoas do PJSC; 
  • Ser referência entre os tribunais na promoção de qualidade de vida no trabalho e do desenvolvimento humano
  • Ofertar atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação profissional; e
  • Garantir que magistrados(as) e servidores(as) utilizem as funcionalidades e potencialidades das ferramentas de trabalho (eproc, SEEU e sistemas administrativos) de forma plena.

Na sequência, são elencadas as ações necessárias (projetos ou atividades) para se alcançar os objetivos tático-operacionais, priorizando a gestão por competências, a comunicação interna e o desenvolvimento de gestores.

Todas estas ações têm uma unidade responsável pela sua execução e acompanhamento, porém, sua efetividade, mais uma vez, depende da importante atuação de cada gestor.

Conhecer o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas é um primeiro e importante passo para que os gestores se envolvam em sua implementação, permitindo que os benefícios alcancem a todos.

Neste sentido, compartilhar e incentivar a participação da equipe em ações de qualidade de vida e de desenvolvimento pessoal é indispensável. Para tanto, é necessário que o gestor conheça o que o PJSC oferece, como as ações do programa Você em foco - Qualidade de Vida do PJSC e as de capacitação oferecidas por nossa Academia Judicial.

Sabemos que o incentivo dos gestores é um importante combustível para que as pessoas da equipe se sintam estimuladas para se desenvolver e contribuir para um ambiente de bem-estar no trabalho. 

Ainda, precisamos destacar que o desenvolvimento dos gestores é um dos principais pilares do desenvolvimento organizacional. Portanto, sua participação nestas ações, em especial nas voltadas especificamente para o seu desenvolvimento, também é fundamental.

Somente com o desenvolvimento de cada pessoa, poderemos construir, no dia a dia, uma gestão de pessoas estratégica, pautada no respeito, na ética, no comprometimento e na humanização das relações, tendo sempre em mente que as pessoas são o ativo mais importante da instituição.

“Só alcança o sucesso quem planeja o caminho e age estrategicamente”, Robert Ambers.

Elaboração
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva

Referências:
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: Do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000. Acesso em 05 maio 2024.
ULRICH, Dave. Os campeões de recursos humanos: Inovando para obter os melhores resultados. 8. ed. São Paulo: Futura, 1998. Acesso em 05 maio 2024.