Guia local - Poder Judiciário de Santa Catarina

V Encontro Nacional de inteligência do Poder Judiciário

Guia local

Informações sobre o Estado de Santa Catarina

Mapa do Estado de Santa Catarina

Localizado na região Sul do país, o Estado de Santa Catarina ocupa uma área de 95.736 km² e tem 295 municípios.

Com a população estimada em 7.762.154 habitantes, o Estado é formado predominantemente por descendentes de diversas etnias: italianos, alemães, espanhóis, portugueses e japoneses que aqui se fixaram. Seus habitantes naturais são denominados catarinenses ou barrigas-verdes. Este último termo é devido ao fato de soldados das forças militares que partiram de Santa Catarina para combater no Rio Grande do Sul em 1753 terem usado uma faixa verde sobre o abdômen.

Santa Catarina é a sexta maior economia estadual do país e responde por cerca de 4% do produto interno bruto. Sua economia apresenta marcante perfil industrial (agroindustrial, têxtil, cerâmica, de máquinas e equipamentos), extrativista (mineral) e pecuarista. Com essas características, o Estado de Santa Catarina tem se posicionado regularmente entre os dez principais estados exportadores do Brasil.

Apresentando o maior avanço no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), é o segundo estado no ranking nacional. As principais cidades são Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Criciúma, São José e Chapecó. Destas, Florianópolis é a que recebe o maior número de turistas, por causa de suas praias paradisíacas e da Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do mundo! Tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, a Ponte Hercílio Luz é o maior símbolo de Florianópolis e o símbolo estadual mais conhecido pelos catarinenses.

Principais pontos turísticos de Florianópolis

NORTE DA ILHA

Museu Arqueológico do Costão do Santinho

Museu rupestre do Costão do Santinho

O museu ao ar livre na praia do Santinho é um passeio único, pois lá, além do cenário natural paradisíaco, é possível apreciar inscrições rupestres, possivelmente grafadas entre mil e quatro mil anos atrás.

Praia de Jurerê Internacional

Foto aérea da praia de Jurerê Internacional

A Praia de Jurerê Internacional já foi considerada The Place to Be pelo jornal The New York Times (2009), o destino mais valorizado do litoral brasileiro pelo Guia Exame de Investimentos Pessoais (2008) e a Praia do Ano pela revista Brazil Travel News (2007).

Com areia e águas tranquilas, é uma ótima opção para curtir o sol e dar um mergulho no mar. O bairro é bem planejado, arborizado e limpo. Suas inúmeras mansões e a badalação deram a Jurerê Internacional o apelido de “Miami brasileira”. O bairro reúne restaurantes de luxo e alto padrão internacional, além de famosas casas de festas.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Foto aérea da Fortaleza São José da Ponta Grossa

A fortaleza está localizada no norte da Ilha, estrategicamente situada no alto do morro da Ponta Grossa, emoldurada pela beleza dos costões e a areia da Praia do Forte, ao lado de Jurerê Internacional.

O início de sua construção ocorreu em 1740. É um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por espessas muralhas. Foi tombada em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nas décadas de 1970 e 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou os primeiros trabalhos de arqueologia, de restauração parcial da Capela e de consolidação de alvenarias de pedra da Casa do Comandante e de trechos de muralhas. Hoje temos uma exposição permanente montada na Casa do Comandante com alguns dos artefatos encontrados nas escavações.

Santo Antônio de Lisboa

Fachada da Igreja de Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é uma das freguesias mais antigas da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido seus primeiros habitantes ainda no século XVII, quando luso-brasileiros vindos de São Francisco do Sul se instalaram na região.

Ao longo da orla há diversas opções gastronômicas para todos os gostos. São inúmeros bares e restaurantes consagrados na região. Cabe ressaltar o pôr do sol como um dos mais bonitos da região.

LESTE DA ILHA

Mirante do Morro da Lagoa

Mirante do Morro da Lagoa da Conceição

Para muitos, do alto do Mirante da Lagoa da Conceição temos um dos mais belos visuais de Florianópolis. De lá é possível avistar as dunas da Praia da Joaquina, o oceano, a mata atlântica preservada e a própria Lagoa da Conceição.

Praia da Joaquina

Foto do costão esquerdo da praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é o destino ideal para quem deseja curtir uma linda praia e praticar diferentes esportes. É conhecida por suas ondas fortes, pelos campeonatos de surfe e pelas dunas. Conta com ótima estrutura para acolher os visitantes.

ÁREA CENTRAL

Mercado Público

Fachada do Mercado Público e árvore com flores rosas

O Mercado Público de Florianópolis é um prédio histórico construído em 1899 que abriga  lojas que ofertam os mais diversos produtos. Nos bares e restaurantes é possível degustar diversos pratos da gastronomia local, com destaque para o pastel de berbigão e para as porções de camarão e de peixe frito.

O vão central do Mercado Público também é palco para apresentações folclóricas e artísticas da região, como performances do boi de mamão ou animadas rodas de samba.

Horário de funcionamento

As lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 14h. Já os bares e restaurantes funcionam em dias úteis até as 22h e nos fins de semana e feriados até as 17h.

Largo da Alfândega

Praça do Largo da Alfândega

Até a década de 1970, o prédio da Alfândega estava localizado à beira-mar. Com a construção do aterro da Baía Sul, a frente do edifício ganhou uma grande área, o Largo da Alfândega. Costumeiramente é palco para apresentações artísticas e populares.

Praça da Figueira

Árvore da Figueira localizada na Praça XV de Novembro

Conta-se que a Figueira Centenária tenha nascido em 1871, dentro de um pequeno jardim circular, em frente à Igreja Matriz. Em 1891 foi transplantada para a Praça XV de Novembro, onde se encontra até hoje. A árvore à qual se referem versos ilhéus guarda diversas superstições e simpatias a seu respeito. Seus grandes galhos se estendem por boa parte da Praça XV de Novembro e hoje são sustentados por hastes de metal.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Fachada da Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis, dedicada à Nossa Senhora do Desterro, é a igreja na qual se encontra a cátedra da arquidiocese de Florianópolis, desde sua criação, em 19 de março de 1908. A edificação é tombada pelo IPHAN.

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz com pôr-do-sol ao fundo

A Ponte Hercílio Luz foi a primeira ligação entre a Ilha de Florianópolis e o continente. Uma das maiores pontes pênseis do mundo, começou a ser construída em 14 de novembro de 1922. A inauguração dela foi em 13 de maio de 1926. Na história recente, a ponte ficou fechada por mais de 28 anos, e em 30 de dezembro de 2019 foi reaberta ao público. São 821 metros entre uma cabeceira e outra. Cada torre tem quase 75 metros de altura, e o maior vão entre a ponte e o mar é de cerca de 30 metros.

Mirante do Morro da Cruz

Mirante do Morro da Cruz com vista do centro da cidade, das pontes e parte do continente

O Mirante do Morro da Cruz está a uma altitude de 285 metros. Uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, de onde é possível avistar todo o centro de Florianópolis, as Baías Sul e Norte, boa parte do sul da Ilha e toda a região continental.

SUL DA ILHA

Praia do Campeche

Praia do Campeche com vista para a Ilha do Campeche

A Praia do Campeche é muito frequentada por surfistas e kitessurfistas e pelo público jovem. Ela é uma ótima sugestão para quem quer aproveitar as praias de Florianópolis sem aglomerações. Dessa praia é possível realizar a travessia até a paradisíaca Ilha do Campeche.

Ribeirão da Ilha

Casas típicas coloridas do Ribeirão da Ilha

Está a aproximadamente 20 km do centro da cidade. É uma região de origem açoriana, com forte tradição de seus primeiros moradores. Com pequenas praias e uma costa estreita, o local é conhecido por sua história e cultura gastronômica.

Lá é possível ver as fazendas de ostras, que se tornaram tradição, pois a região tem excelentes condições de mar para a criação desse molusco, considerado um dos melhores do litoral brasileiro.

Crédito das imagens:
Fortaleza São José da Ponta Grossa: https://fortalezas.ufsc.br/fortaleza-ponta-grossa/
Largo da Alfândega: https://floripamanha.org/2022/03/largo-da-alfandega-sera-adotado-pela-iniciativa-privada-e-recebera-manutencao-recorrente/
Mapa do Estado de Santa Catarina: https://br.depositphotos.com/261189546/stock-illustration-high-quality-mapstate-of-brazil.html
Mirante da Lagoa da Conceição: https://vidanomade.com.br/wp-content/uploads/2018/08/mirante-lagoa-da-conceicao-vida-nomade.jpg
Mirante do Morro da Cruz: https://fuja.com.br/listing/mirante-do-morro-da-cruz/
Museu Rupestre: https://floripaarqueologica.com.br/museus/
Praça da Figueira: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303576-d10458825-Reviews-Figueira_Centenaria-Florianopolis_State_of_Santa_Catarina.html
Praia de Jurerê Internacional: https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-florianopolis/jurere/
Ribeirão da Ilha: https://destinoflorianopolis.com.br/3-razoes-para-conhecer-o-ribeirao-da-ilha/
Nó: svmlx-liferay-07:8080
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.